JUSTIFICATIVA: Toda e qualquer infraestrutura deve ser vistoriada constantemente, para que não venha colocar em risco a vida das pessoas que trafegam nestas BR, em especial as pontes que foram construídas há muitos anos atrás.
A falta destas inspeções pode gerar sérios danos, a exemplo do que recentemente aconteceu entre Tocantins e Maranhão, onde várias pessoas vieram a perder suas vidas. Este ocorrido tem levantado muitos questionamentos sobre a necessidade de vistorias e manutenções preventivas em todo o país.
As obras de manutenção de pontes e viadutos buscam restaurar a vida útil e durabilidade dessas estruturas que sofrem constantes ataques e deteriorações, seja por questões atmosféricas ou pela ação dos usuários. Um dos principais cuidados durante essa manutenção é a correção das juntas de dilatação.
Entretanto, percebe-se que nem sempre essas condições estão adequadas em relação às normas brasileiras de inspeção de pontes rodoviárias. Existem várias situações em que é dada manutenção apenas na parte superior, visível ao usuário, porém os elementos estruturais não recebem a mesma manutenção ao longo de sua vida útil.
Devido à precária manutenção nas estruturas, é comum encontrar pilares ou vigas longarinas com concreto desagregado, armadura exposta e deteriorada devido à ação da corrosão, manchas de carbonatação e lixiviação que são indicadores de intempéries avançadas.
Diante do que ora pleiteamos, acreditamos que o competente superintendente determinará que uma equipe técnica realize a devida inspeção nos locais indicados.
Paço da Câmara Municipal de Serra Branca – PB, 19 de Fevereiro de 2025.
DAMIÃO VALBER RIBEIRO PINTO
Vereador Autor