#f2f3f3

#f2f3f3

ATA DA 3° SESSÃO SOLENE – 2025
Estado da Paraíba
Câmara Municipal de Serra Branca - PB
"Casa Leidson da Silva"
CNPJ: 10.761.724/0001-01
ATA DA 3° SESSÃO SOLENE – 2025

MESA DIRETORA: Vereadores Hércules Araújo de Holanda, Damião Valber Ribeiro Pinto e Heydrich Dias Nóbrega de Queiroz.

VEREADORES PRESENTES: Aderbal Chagas Brito Sobrinho, Damião Valber Ribeiro Pinto, Diego de Souza Nunes, Diógenes Sales Pereira, Hércules Araújo de Holanda, Heydrich Dias Nóbrega de Queiroz, Mércia Lúcia de Queiroz Brito, Talles Chateaubriand de Macêdo.

VEREADOR AUSENTE: Ronaldo Mota da Silva.

PRESIDIU A SESSÃO: Vereador Hércules Araújo de Holanda.
SECRETARIARAM: Vereadores Damião Valber Ribeiro Pinto e Heydrich Dias Nóbrega de Queiroz.

Verificada a suficiência do quórum, para a abertura dos trabalhos e lendo o versículo 6, do capítulo 14, do evangelho de João, o presidente da Mesa Diretora abriu os trabalhos. Nos termos do Artigo 175 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, o presidente declarou aberta a 03ª (terceira) Sessão Solene da 16ª (décima sexta) Legislatura e considerando o caráter da sessão, solene ao Dia Municipal do Capoeirista, que será comemorado no dia 05/04, nos termos da Lei Municipal nº 558/2010, convidou para fazer parte da Mesa, os Senhores Gilvan Feliciano de Freitas – Mestrando Terra (Associação de Capoeiras Ladainha); Samarone Severino dos Santos – Mestre Pestana (Associação de Capoeira Renascer – Águas Lindas de Goiás; Evangelista José do Nascimento – Mestre Lito (Associação de Capoeira Angola Asa Branca – PR); Adelison Morais (Mestre Cabedelo) – Presidente do Conselho de Mestres da Paraíba; Mestres Emerson Ricardo da Costa (Professor Pescoço) e Anderson Rodrigues Figueiredo (Professor Peteca).

Em seguida concedeu a palavra ao Senhor Adelison Morais (Mestre Cabedelo), que cumprimentou a todos e agradeceu ao vereador Aderbal Chagas Brito pelo Voto de Louvor à capoeira. Falando sobre a Capoeira, ressaltou as várias Leis que protege e guarda esta arte genuinamente brasileira, sendo patrimônio imaterial brasileiro. Dito isto, fez um relato da legislação vigente, inclusive a Lei Municipal nº 558/2010, ressaltando a obrigatoriedade da inclusão das culturas Afro e Indígena nas escolas. Criticou o fato de não observar no município, algo que remeta ao povo originário desta região, os Cariris, sequer um nome de rua do nome que deu origem ao município: Itamorotinga. Segundo o Mestre Cabedelo, a capoeira traz a luta não só da própria capoeira, mas também dos índios cariris. Apelou aos vereadores para que estes pensem também de como trabalhar e defender esta causa, intervindo legalmente na rede pública de educação, assim como acontecem noutros municípios. Finalizou ressaltando que a capoeira é resistência e persistência, não se trata de apenas grupos e sim de um segmento da sociedade. Cobrou maior apoio aos capoeiristas locais, especialmente recursos para a solenidade do Dia do Capoeirista do município.

Aparteando-o, os vereadores Diógenes Sales e Diego Nunes relataram suas experiências na capoeira, ressaltando a importância social dela. Antes de finalizar, o vereador presidente Hércules Holanda também falou da importância da capoeira para a sociedade, se colocou à disposição dos grupos e agradeceu a vinda de todos. Retomando sua fala, o Mestre Cabedelo socializou a programação das ações alusivas ao Dia Municipal do Capoeirista, que acontecerá no seguinte a esta sessão, convidando todos a prestigiarem.

Sem mais nada a tratar, deu o Senhor Presidente por encerrada a sessão, lavrando-se a presente Ata, que depois de lida, votada e aprovada, vai pela Mesa Diretora e pelos vereadores presentes, assinada.

Serra Branca,
4 de abril, 2025
×
Caso o conteúdo da página não abra, Clique Aqui!